top of page
Search

Red Hat: como baixar e instalar a distribuição Linux empresarial

  • riatijolseti
  • Aug 26, 2023
  • 10 min read


Como baixar o Red Hat Enterprise Linux 8 (RHEL 8)




O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é um sistema operacional popular e amplamente utilizado para aplicativos corporativos. Ele fornece uma base segura, estável e consistente em implantações híbridas de nuvem e data center com as ferramentas necessárias para dar suporte a todos os níveis de cargas de trabalho. Neste artigo, você aprenderá como baixar o Red Hat Enterprise Linux 8 (RHEL 8), que é a versão mais recente do RHEL, e como instalá-lo em seu sistema.




download redhat 8



O que é RHEL 8 e por que você pode querer baixá-lo




O RHEL 8 é baseado no Fedora 28 e no kernel upstream 4.18. Ele apresenta novos recursos que aceleram o desenvolvimento de aplicativos, incluindo instalação, codificação, seleção de ferramentas e configuração. Inclui dezenas de linguagens de tempo de execução, compiladores, bancos de dados e servidores web e de cache. Você pode querer baixar o RHEL 8 se estiver procurando por:


  • Um Linux mais amigável ao desenvolvedor com fácil configuração para usuários do Windows e iniciantes do Linux



  • Tempos mais rápidos para "Hello World" e produtividade real com Application Streams que permitem escolher a versão das ferramentas necessárias para o seu projeto



  • Conjunto expandido de ferramentas de desenvolvimento de contêineres, como Buildah, Podman, Skopeo e CRI-O



  • Recursos de segurança aprimorados, como políticas criptográficas em todo o sistema, suporte a OpenSSL TLSv1.3, nftables substituindo iptables e recursos de auditoria aprimorados



  • Desempenho e escalabilidade aprimorados com novos recursos de rede, como melhorias na pilha TCP, filtragem de tráfego baseada em eBPF e proteção DoS baseada em XDP



  • Melhor gerenciamento e automação com novas ferramentas como Composer, Web Console, Insights, Subscription Manager e integração com Ansible



Baixando uma imagem ISO de instalação do RHEL 8




Para instalar o RHEL 8 em seu sistema, você precisa baixar um arquivo de imagem ISO de instalação que contém os pacotes de software e repositórios.Existem dois tipos de imagens ISO de instalação disponíveis no Portal do Cliente Red Hat: arquivo de imagem ISO de DVD e arquivo de imagem ISO de inicialização.


Tipos de imagens ISO de instalação




O arquivo de imagem ISO do DVD é um programa de instalação completo que contém os repositórios BaseOS e AppStream. Com um arquivo ISO de DVD, você pode concluir a instalação sem acesso a repositórios adicionais.


O arquivo de imagem ISO de inicialização é uma instalação mínima que pode ser usada para instalar o RHEL de duas maneiras diferentes: ao registrar e instalar o RHEL da Content Delivery Network (CDN) ou como uma imagem mínima que requer acesso aos repositórios BaseOS e AppStream para instalar pacotes de software. Os repositórios fazem parte da imagem ISO do DVD que está disponível para download no Portal do Cliente Red Hat.


Baixando uma imagem ISO do Portal do Cliente




Para baixar uma imagem ISO do portal do cliente, você precisa ter uma assinatura ativa da Red Hat e fazer login na seção de downloads de produtos do portal em . Siga esses passos:


  • Abra seu navegador e acesse . Esta página lista os downloads populares do Red Hat Enterprise Linux.



  • Clique em Baixar agora ao lado da imagem ISO que você precisa. Na página Product Downloads, selecione a versão do RHEL 8 que você deseja baixar no menu suspenso. Você também pode filtrar os downloads por arquitetura, variante e tipo de imagem.



  • Clique em Baixar agora ao lado da imagem ISO que você deseja baixar. Você pode ser solicitado a aceitar o Contrato de licença do usuário final antes de continuar.



  • Salve o arquivo de imagem ISO em seu sistema local. O nome do arquivo estará no formato rhel-8.x-x86_64-dvd.iso ou rhel-8.x-x86_64-boot.iso, onde x é o número da versão secundária.



Baixando uma imagem ISO usando curl




Se você tiver uma assinatura da Red Hat, também poderá baixar uma imagem ISO usando o curl, uma ferramenta de linha de comando para transferência de dados.Para usar o curl, você precisa gerar um token offline no Portal do Cliente e usá-lo como senha para autenticação. Siga esses passos:


  • Acesse o Portal do Cliente e acesse .



  • Clique em Gerar novo token e insira um nome para seu token. Clique em Gerar.



  • Copie o valor do token e salve-o em algum lugar seguro. Você precisará dele mais tarde para baixar a imagem ISO.



Abra uma janela de terminal e execute o seguinte comando para baixar a imagem ISO usando o curl:


curl -u : -L-O


Substituir com seu nome de usuário da Red Hat, com o valor do token que você gerou e com a URL da imagem ISO que você deseja baixar. Você pode encontrar a URL da imagem ISO no Portal do Cliente ou usando este formato:


Por exemplo, para baixar a imagem ISO do DVD do RHEL 8.4 Server, você pode usar esta URL:





Instalando o RHEL 8




Depois de baixar a imagem ISO, você precisa instalar o RHEL 8 em seu sistema. Você pode instalar o RHEL 8 em uma máquina física ou em uma máquina virtual. Em ambos os casos, você precisa preparar o sistema para instalação, inicializar o instalador do RHEL 8 e seguir as etapas de instalação.


Preparando o sistema para instalação




Para preparar seu sistema para instalação, você precisa fazer um dos seguintes:


  • Se você estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina física, precisará criar uma mídia inicializável a partir do arquivo de imagem ISO. Você pode usar um DVD ou uma unidade USB como mídia inicializável. Para criar um DVD inicializável, você pode usar qualquer software que possa gravar imagens ISO em DVDs. Para criar uma unidade USB inicializável, você pode usar ferramentas como dd ou Fedora Media Writer.



  • Se você estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina virtual, precisará anexar o arquivo de imagem ISO como um dispositivo de CD-ROM virtual à sua máquina virtual.Você pode usar qualquer software de virtualização compatível com RHEL 8, como VirtualBox, VMware Workstation ou KVM.



Inicializando o instalador do RHEL 8




Para inicializar o instalador do RHEL 8, você precisa fazer um dos seguintes:


  • Se você estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina física, precisará inserir sua mídia inicializável no sistema e reiniciá-la. Pode ser necessário alterar a ordem de inicialização nas configurações do BIOS ou UEFI para inicializar a partir da mídia inicializável.



  • Se estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina virtual, você precisa iniciar sua máquina virtual e certificar-se de que ela inicializa a partir do dispositivo de CD-ROM virtual que possui a imagem ISO anexada.



Após inicializar a partir de sua mídia inicializável ou dispositivo de CD-ROM virtual, você verá um menu com várias opções, como Install Red Hat Enterprise Linux 8.x, Test this media & install Red Hat Enterprise Linux 8.x, Troubleshooting, and Rescue a Red Hat Enterprise Linux system. Você pode usar as teclas de seta e a tecla Enter para selecionar uma opção.


A opção recomendada é Testar esta mídia e instalar o Red Hat Enterprise Linux 8.x, que verificará a integridade da mídia de instalação antes de iniciar a instalação. Se você escolher esta opção, verá uma barra de progresso e uma mensagem que diz "Verificando a mídia de instalação. Isso pode levar alguns minutos". Se a verificação de mídia for bem-sucedida, você verá uma mensagem que diz "A verificação de mídia está concluída, a mídia está boa para usar". e a instalação começará. Se a verificação de mídia falhar, você verá uma mensagem dizendo "Falha na verificação de mídia. Não é recomendável usar esta mídia para instalação". e você retornará ao menu. Você pode tentar outra mídia inicializável ou pular a verificação de mídia escolhendo Instalar Red Hat Enterprise Linux 8.x.


Seleção do software a ser instalado




Depois de inicializar o instalador do RHEL 8, você verá uma tela de boas-vindas que solicita a seleção do idioma e do layout do teclado. Você pode usar o mouse ou o teclado para fazer suas seleções e clicar em Continuar.


Na próxima tela, você verá uma lista de opções de instalação, como Data e Hora, Suporte a Idiomas, Teclado, Fonte de Instalação, Seleção de Software, Destino de Instalação, Rede e Nome do Host, Política de Segurança e Kdump. Você pode clicar em cada opção para configurá-la ou aceitar as configurações padrão.


A opção mais importante é a Seleção de Software, que permite escolher o software que deseja instalar em seu sistema. Você pode escolher entre diferentes ambientes básicos, como servidor, estação de trabalho, instalação mínima, sistema operacional personalizado e host de virtualização. Cada ambiente básico possui um conjunto de pacotes pré-selecionados e complementos opcionais que você pode selecionar ou desmarcar. Você também pode pesquisar pacotes específicos por nome ou descrição usando a caixa de pesquisa no canto superior direito da tela.


Por exemplo, se você deseja instalar o RHEL 8 como um servidor com uma interface gráfica do usuário (GUI), pode escolher Servidor com GUI como seu ambiente base e selecionar complementos adicionais, como Ferramentas de Desenvolvimento, Gerenciamento de Contêiner e Ferramentas do Sistema. Se você deseja instalar o RHEL 8 como uma estação de trabalho para fins de desenvolvimento, pode escolher Workstation como seu ambiente base e selecionar complementos como Development Tools, Web Server e Web Development.


Escolhendo discos/partições para instalação




A próxima opção importante é o Destino da instalação, que permite escolher os discos ou partições onde deseja instalar o RHEL 8. Você pode escolher entre diferentes opções de armazenamento, como particionamento automático, particionamento personalizado ou particionamento personalizado avançado.


A opção mais fácil é o particionamento automático, que criará um layout de partição padrão para seu sistema com base no tamanho do disco e no software selecionado. Você também pode optar por criptografar seus dados usando LUKS (Linux Unified Key Setup) ou usar LVM (Logical Volume Manager) para obter mais flexibilidade.


Se você deseja mais controle sobre o layout do disco, pode escolher o particionamento personalizado ou o particionamento personalizado avançado. O particionamento personalizado permite criar ou modificar partições usando uma interface gráfica. Você pode especificar o ponto de montagem, tipo de sistema de arquivos, tamanho e criptografia para cada partição. O particionamento personalizado avançado permite criar ou modificar partições usando uma interface baseada em texto. Você pode usar comandos como mkfs, mount, pvcreate, vgcreate, lvcreate e cryptsetup para criar ou modificar partições.


Configurando e ativando a conexão de rede




A próxima opção é Network & Host Name, que permite configurar e habilitar sua conexão de rede. Você pode usar uma conexão com ou sem fio para se conectar à Internet ou a uma rede local. Você também pode especificar seu nome de host (o nome do seu sistema na rede) ou usar o padrão gerado pelo instalador.


Para configurar sua conexão de rede, clique no botão Configurar próximo ao seu dispositivo de rede (como enp0s3 ou wlp2s0). Uma nova janela será aberta onde você pode definir vários parâmetros, como configurações de IPv4, configurações de IPv6, servidores DNS, rotas, configurações de proxy e configurações de segurança. Você pode usar a configuração manual ou automática (DHCP) para seu endereço IP e outras configurações.


Para habilitar sua conexão de rede, clique na chave de alternância ao lado de seu dispositivo de rede. Um ícone verde indicará que sua conexão está ativa. Você também pode testar sua conexão clicando no botão Testar esta conexão na parte inferior da tela.


Iniciando a instalação




Após configurar todas as opções de instalação, clique no botão Iniciar instalação no canto inferior direito da tela. Uma nova janela será aberta onde você poderá monitorar o progresso da instalação e configurar seu ID de usuário e senha de root.


Criando seu ID de usuário e definindo a senha root




Enquanto a instalação está em andamento, você precisa criar seu ID de usuário e definir a senha root para seu sistema.O usuário root é o superusuário que tem acesso total a todos os comandos e arquivos do sistema. O ID do usuário é o usuário normal que pode executar a maioria das tarefas no sistema. Você pode criar mais de um ID de usuário para diferentes propósitos ou usuários. Para criar seu ID de usuário, clique em Criação de Usuário no lado esquerdo da tela. Uma nova janela será aberta onde você pode inserir seu nome completo, nome de usuário, senha e confirmar a senha. Você também pode optar por tornar este usuário um administrador marcando a caixa ao lado de Tornar este usuário administrador. Isso dará a esse usuário a capacidade de usar o comando sudo para executar comandos como root. Você também pode optar por exigir uma senha para usar esta conta marcando a caixa ao lado de Exigir uma senha para usar esta conta. Para definir a senha de root, clique em Root Password no lado esquerdo da tela. Uma nova janela será aberta onde você pode inserir sua senha e confirmar a senha. Você deve escolher uma senha forte e segura que não seja fácil de adivinhar ou quebrar. Você também pode ver o indicador de força da senha que mostra a força da sua senha. Depois de criar seu ID de usuário e definir a senha root, você pode aguardar a conclusão da instalação. Você verá uma mensagem que diz "Concluído! Agora você pode reiniciar o sistema." quando a instalação terminar. Reiniciando e ejetando a mídia de instalação




Para reiniciar seu sistema e começar a usar o RHEL 8, clique no botão Reiniciar no canto inferior direito da tela. Seu sistema será reiniciado e você verá um menu de inicialização com opções como Red Hat Enterprise Linux 8.xe System Setup. Você pode usar as teclas de seta e a tecla Enter para selecionar uma opção.


Se estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina física, você precisa ejetar sua mídia inicializável antes de reiniciar seu sistema. Caso contrário, seu sistema pode inicializar a partir da mídia inicializável novamente em vez de seu disco rígido. Você pode ejetar sua mídia inicializável pressionando o botão de ejeção em sua unidade de DVD ou porta USB.


Se estiver instalando o RHEL 8 em uma máquina virtual, você precisa desconectar o arquivo de imagem ISO do seu dispositivo de CD-ROM virtual antes de reiniciar o sistema. Caso contrário, sua máquina virtual pode inicializar a partir do arquivo de imagem ISO novamente, em vez de seu disco rígido virtual. Você pode desanexar o arquivo de imagem ISO usando as configurações do seu software de virtualização.


Conclusão




Neste artigo, você aprendeu como baixar o Red Hat Enterprise Linux 8 (RHEL 8) e como instalá-lo em seu sistema. Você também aprendeu sobre alguns dos principais recursos e benefícios do RHEL 8 para aplicativos corporativos. O RHEL 8 é um sistema operacional poderoso e confiável que fornece uma base segura, estável e consistente em implantações híbridas de nuvem e data center com ferramentas necessárias para dar suporte a todos os níveis de cargas de trabalho.


perguntas frequentes




O que são fluxos de aplicativos no RHEL 8?




Application Streams são repositórios modulares que fornecem múltiplas versões de componentes do espaço do usuário, como linguagens, bancos de dados, servidores web, etc. Eles permitem que você escolha a versão das ferramentas que melhor se adequam ao seu projeto sem afetar a estabilidade do sistema.


Como posso acessar o Portal do Cliente Red Hat?




Você pode acessar o Portal do Cliente Red Hat em . Você precisa ter uma assinatura Red Hat ativa e fazer login com seu nome de usuário e senha Red Hat.


Como posso verificar a integridade da imagem ISO baixada?




Você pode verificar a integridade da imagem ISO baixada usando somas de verificação ou assinaturas. As somas de verificação são sequências alfanuméricas geradas a partir do arquivo de imagem ISO usando algoritmos como MD5 ou SHA-256. Assinaturas são chaves criptográficas usadas para assinar o arquivo de imagem ISO usando ferramentas como GPG (GNU Privacy Guard). Você pode comparar as somas de verificação ou assinaturas de seu arquivo de imagem ISO baixado com aqueles fornecidos pelo Red Hat Customer Portal ou outras fontes para garantir que eles correspondam.


Como posso criar uma unidade USB inicializável a partir da imagem ISO?




Você pode criar uma unidade USB inicializável a partir da imagem ISO usando ferramentas como dd ou Fedora Media Writer. dd é uma ferramenta de linha de comando que pode copiar dados de uma fonte para outra. O Fedora Media Writer é uma ferramenta gráfica que pode gravar imagens ISO em drives USB.


Como posso atualizar o RHEL 8 após a instalação?




Você pode atualizar o RHEL 8 após a instalação usando ferramentas como yum ou dnf. yum e dnf são ferramentas de linha de comando que podem instalar, atualizar, remover e gerenciar pacotes de software de repositórios. Você também pode usar ferramentas gráficas como o software GNOME ou o console da Web para atualizar o RHEL 8 após a instalação. 0517a86e26


 
 
 

Recent Posts

See All

Commenti


© 2023 by Adam Grey. Proudly created with Wix.com

bottom of page